Estou blogando hoje com base em uma bela palavra que li na internet.
O título desta mensagem é verdade! Deus quer que sejamos proativos. Ele é o pai da proatividade. O que é ser proativo, você sabe?
As pessoas proativas fazem a diferença, são guiadas por valores, não se importam com as circunstâncias, com as variáveis, escolhem responder aos estímulos externos com base nesses valores e não com base em reações momentâneas, emoções, como raiva, ódio, orgulho, ciúmes, cria as oportunidades, exercita seu livre-arbítrio e sua autoconsciência, exercita a qualidade para alcançar o sucesso, interage com o outro, dissemina idéias, incentiva a criatividade e realiza.
O oposto de proativo é o reativo.
Pessoas reativas são aquelas afetadas por sentimentos, circunstâncias, condições, situações físicas, outras pessoas. Se o tempo está bom, se o cônjuge está de bom humor, se o pneu furou, se o tempo está chuvoso, sentem-se insatisfeitos, reclamam da vida. São capazes de se deixarem afetar por coisas tão pequenas e insignificantes que perdem um tempo precioso da vida, perdem oportunidades, deixam de realizar sonhos, chegam até a destruir relacionamentos, de tanto se concentrarem em detalhes irrelevantes, não assume responsabilidades, utiliza-se de desculpas acerca de circunstâncias diversas para justiçar o seu fracasso.
Em toda a Bíblia encontramos exemplos de proatividade. Gideão é um clássico, era um proativo nato! Em seus dias, os midianitas estavam oprimindo Israel. Quando se aproximava a data da colheita, os midianitas, associados aos amalequitas, e outros povos do Oriente, subiam contra ele, atacavam e destruiam toda a plantação. Gideão teve uma brilhante e original idéia, a qual colocou em ação:- sabendo que não era a época da colheita de uvas, deduziu que o inimigo não atacaria junto aos “lagares”; assim, ao invés de malhar o trigo na “eira”, que era o lugar onde o inimigo certamente atacaria – porque era época da colheita do trigo - Gideão, sabiamente, foi malhar o seu trigo no “lagar”, preservando assim a sua colheita. Esse belíssimo exemplo de proatividade agradou a Deus. O Anjo do Senhor foi a Gideão, lhe apareceu, e lhe disse: “O Senhor é contigo, homem valente” (2)... “Então se virou o Senhor para ele, e disse: Vai nessa tua força, e livra a Israel da mão dos midianitas; porventura não te enviei eu?”
Se combinarmos o texto de Daniel (11:32): “...o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo”, com o que o Senhor Jesus diz em Mateus 16:18, que Ele edificará a Sua Igreja, e que as portas do inferno não prevalecerão contra ela...; e ainda com o “Ide... fazei discípulos de todas as nações...” (Mt 28:19) ordenado pelo Mestre; para que estes propósitos do Senhor se cumpram, o Senhor precisará contar com cristãos proativos, a exemplo de Gideão, que tenham visão; que saibam discernir bem as situações; que saibam se antecipar às crises; que saibam inovar; que sejam capazes de elaborar e executar planos alternativos; que tomem iniciativas, que sejam conquistadores.
"Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o Senhor, e esforça-te, Josué, filho de Josadaque sumo sacerdote, e esforçai-vos, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos".
ResponderExcluirAgeu 2:4