quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Zaqueu, o publicano

Texto base: "E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que ali havia um homem chamado Zaqueu; era este um chefe dos publicanos, e era rico. E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu numa árvore para o ver; porque havia de passar por ali. E quando Jesus chegou aquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente. E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador." Lucas 19:1 até o 7.

Temos uma outra história bem interessante. Zaqueu era homem rico e se vestia muito bem. Ao saber que Jesus passaria perto de onde se encontrava, não olhou para suas vestes - pois teve que se sujar para subir na árvore - e nem para o que os outros iriam dizer por conta de sua posição social, ao fazer como o povão que subia em árvores para ver melhor um determinado evento. Ele queria ter um encontro com Deus. Entregou sua coroa, se humilhou. Ele não se preocupou com o que os outros iriam pensar; para ele o que mais importava era o olhar de Jesus.

O outro ponto da minha observação é Jesus. Ele não olha pra classe social, se é rico ou pobre. Não olha para o que você fez de errado a uns minutos atrás. Deus quer um coração sincero, quebrantado e arrependido; que queira seguir o seu caminho. Deus não faz como os hipócritas e fariseus que apontam os seus pecados. Essa história é muito do que o cristianismo representa, pois revela o amor divino, o renascimento e a coragem para reconhecer que sem Jesus não somos nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário